segunda-feira, 4 de abril de 2011

Energia Eletrostática ou Estática

Essa é uma energia adquirida através do atrito ou contato, que também está presente no corpo dos seres humanos.Os átomos que compõem os corpos têm tendência de permanecerem em equilíbrio, sendo este adquirido com o mesmo número de prótons e elétrons. Quando isso não ocorre, a energia estática é gerada.
Antes de entrar em contato direto ao computador, por exemplo, é necessário retirar a energia estática do nosso corpo, segurando por alguns segundos um corpo metálico, visto ele ser um bom condutor elétrico. Assim, evitamos a queima de componentes do computador pelo fato de impedir a transferência de cargas elétricas do nosso corpo ao objeto, pois iremos descarregá-las antes. Uma alternativa é usar a pulseira anti-estática.  Por isso é sempre bom que profissionais que lidam com esses tipos de condutores, usem pulseiras e sapatos isolantes e sempre que puderem andar descalço, para a energia desnecessária do corpo ser descarregada ao solo.




Para provar a existência da energia estática em nosso corpo basta realizar o seguinte experimento: Pegue um pedaço de papel de folha de caderno e pique em pedacinhos bem pequenos, em seguida, esfregue a parte que não escreve de uma caneta no cabelo por 10 a 15 segundos, após isso aproxime a parte da caneta que se esfregou no cabelo ao papel, você observará que os pedacinhos de papéis se sentem atraídos pela caneta, isso nada mais é que a energia estática produzida pelo atrito entre o cabelo e a caneta. (Por Welinton Junior Dias).
Exemplos do dia-a-dia de energia estática no nosso corpo são os fiozinho de cabelo sendo puxado quando se liga a TV ou mesmo o computador, penteando o cabelo gera-se atrito, outro fato interessante são os caminhões de combustíveis que para evitar uma tragédia (como uma explosão) levam corretes que tocam o chão para que não haja acumulação de energias.


Luisa Serenato Nº 39 2C - Batel

Nenhum comentário:

Postar um comentário