segunda-feira, 4 de abril de 2011

Diferentes tipos de energia e o impacto no meio ambiente

A energia é um dos conceitos fundamentais da Física, explorado por ramos, como por exemplo, da termodinâmica, mecânica, elétrica, potencial, etc. Entretanto, tudo isso, mesmo que não pareça, não está atrelado somente à física, mas a outras ciências também.
Mesmo com suas diversas aplicações revolucionárias, a energia vem sendo mal aplicada em alguns setores. Exemplo disso são as emissões de gases poluentes na atmosfera causadas pela queima de combustíveis fosseis.
Carvão, petróleo, gás natural e urânio são fontes não renováveis de energia que, quando submetidas ao calor (energia térmica), realizam a função de abastecimento de forma contraditória a preservação do meio ambiente. Para solucionar tais problemas o recurso necessário não seria nada menos do que a própria energia.
Hídrica, eólica, solar, geotérmica, entre outras formas, são exemplos de fontes renováveis já em difusão no mundo todo. A partir destas obtemos as energias, citadas anteriormente, a potencial, com as hidrelétricas, a mecânica e a elétrica com os aero geradores (grandes “cata-ventos” instalados em áreas apropriadas e de grande influencia dos ventos) e a térmica, proveniente do calor interno na terra.
Contudo, podemos afirmar que, com o uso racional e consciente deste bem tão valioso que é a energia, será fácil manter equilíbrio entre humanidade e natureza.

Alexia Cid Nº 01 2C - Batel

Nenhum comentário:

Postar um comentário